A Incubadora

A Incubadora de Iniciativas de Economia Solidaria da Universidade Estadual de Feira de Santana (IEPS/UEFS) insere-se na perspectiva do desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias sociais, discutidas sob a perspectiva da economia popular e solidária, orientando experiências de um novo modo de produção e organização de trabalho, portanto, estimulando um redesenho nas relações sociais desenvolvidas no mercado e ou através das redes.

Nesse sentido, constitui-se em um programa interdisciplinar de caráter permanente, desenvolvido por docentes, servidores administrativos e discentes da UEFS por meio de projetos de extensão, ensino e pesquisa. Dentre nossas atividades, primamos pela divulgação dos valores e princípios da Economia Popular e Solidária e pelo fortalecimento de parcerias entre a Universidade e a Comunidade, em constante diálogo, com a finalidade de atender conjuntamente os setores mais desprotegidos da sociedade, por meio de ações educativas coletivas, participativas e democráticas.

Dentre as ações de uma Incubadora, figura também, com papel importante, embora não exclusivo, o processo de incubação. Este deve ser compreendido como um processo político, prático-educativo de organização e acompanhamento sistêmico ou assessoria a grupos de pessoas interessadas no processo econômico popular e solidário. O objetivo deste acompanhamento é a inserção social destes grupos nos processos socioprodutivos de geração de trabalho e renda, com a integração e a interação necessária dos conceitos de colaboração, solidariedade, respeito ao ecossistema, autogestão, educação popular,  combate a exclusão e estímulo ao desenvolvimento local.