sexta-feira, 29 de setembro de 2017

V SEMINÁRIO INTERNO DA INCUBADORA DE INICIATIVAS DE ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA DA UEFS: FORMAÇÃO, INFORMAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PLANOS DE TRABALHOS

A Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS (IEPS-UEFS) vem desenvolvendo suas atividades como programa de extensão e projeto de pesquisa, desde 2008.  Simultaneamente, docentes, técnicos e discentes dividem seus saberes no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local (GEPOSDEL).
Tendo em vista a construção do conhecimento a partir do diálogo com as diversas áreas do conhecimento, bem como com os saberes diversos, internos e externos à UEFS, vem realizando há quatro anos Seminários Internos sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local, objetivando esclarecer como se dá o processo político pedagógico do trabalho associado que se constitui na incubação de iniciativas populares.
É neste contexto que realizaremos o V Seminário Interno com o intuito de apresentar a Incubadora, seus objetivos e ações, de quem se constitui e quais os seus principais instrumentos de trabalho e sua metodologia. Nesta 5ª edição as atividades acontecerão no dia 09/10  (segunda-feira) na sala da Incubadora das 8:00h às 12:00h e das 14:00h as 18:h.
O seminário tem como objetivo:
ü  Propiciar uma aproximação em relação ao debate sobre a Economia Popular e Solidária, bem como sua interdisciplinaridade, esclarecendo também sobre a Incubadora, o que faz, como faz e o que vem a ser o processo de incubação;
ü  Apresentar os diversos projetos em processo de incubação na IEPS-UEFS, divulgar os temas que estão sendo demandados no processo de trabalho coletivo das iniciativas, bem como promover oficina para elaboração de Planos de Trabalho a(os) interessada (as) em se integrarem à sua equipe de pesquisa e extensão.

O evento será organizado em três momentos:
i) apresentação de nosso vídeo institucional seguido de comentários da equipe, aberto ao público em roda de conversa;
 ii) apresentação de Planos de Trabalho que geraram ou guardam alguma relação com alguns “produtos/intervenções” como monografias, dissertações, teses e oficinas;
 iii) oficina em grupos com 3(três) ou 5(cinco) componentes para elaboração de planos de trabalhos afins às demandas da IEPS, com auxílio dos bolsistas que já desenvolvem seus planos. Nesta etapa indicaremos alguns temas como:
1) tecnologia social e comunicação em economia popular e solidária;
2) regras de convivência, relações e conflitos no processo trabalho;
3) feiras livres, de economia popular e solidária, o processo de trabalho e a comercialização;
4) a ideologia do empreendedorismo contra o trabalho coletivo;
5) meios de pagamentos, moedas social e bancos comunitários de desenvolvimento local;
6) espaço, território, territorialidade e poder;
7) preços, custos em mercados ou redes de comercialização;
 8) universidade e sociedade: extensão e desenvolvimento local;
9) cooperativismo e microfinanças;
10) a solidariedade como um componente político para o fortalecimento das relações de trabalho;
A natureza deste evento justifica-se pelo fato de oportunizar, aos alunos, professores, assim como à comunidade interna e externa à UEFS, o estabelecimento de contatos e diálogos diretos, sem ruídos ou linguagens “truncadas” tal como a ideia de “livre mercado”, cultura do autoemprego e ideologia do “empreendedorismo social”.
A elaboração dos planos de trabalho, em última instância, pretende ser o ponto de partida ou chegada para processos de pesquisas, trabalhos de extensão ou diálogos fluidos entre universidade e comunidade, mediados pela relação interdisciplinar entre variadas formas de conhecimentos.
Por fim, ao final do dia os planos de trabalhos elaborados serão coletados, indicadas as orientações, ordenados e, após atendidas as sugestões da equipe, integrarão banco de dados a ser acessado na oportunidade dos próximos editais para bolsas de iniciação científica e extensão ou mesmo vagas para pesquisadores(as) ou extensionistas voluntários(as).
            Os interessados em participar podem realizar sua inscrição até o dia 08/10 até 23:00h pelo link : 


Nenhum comentário:

Postar um comentário