quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Auxiliar de limpeza participará da BIENAL Internacional Arte Naif de Socorro - SP


Com 57 anos de idade, Tonho cursou até o ensino fundamental, e desde a tenra infância trabalha para sustentar a família. Ele é natural de Feira de Santana, e presta serviços ao Cuca na área de apoio e limpeza.
Há pouco mais de três anos Tonho da Bahia resolveu se integrar às turmas de formação do Cuca, onde cursou aulas de violão, teatro, desenho e pintura. Ele garante que a lida com as tintas sempre lhe despertou um fascínio e por isso dedicou especial atenção às aulas nas Oficinas de Criação Artística, em especial a de desenho, ministrada na época pela professora Avelina Bittencourt, e a de pintura, ministrada pelo professor Jorge Galeano.

Caracteristicamente figurativa, suas pinturas se encaixam na linguagem Naif, um tipo de arte dotada de liberdade estética e livre de convenções, concebida pelos que pintam com os sentimentos. O ícone da Arte Naif, foi o francês Henri Rousseau, autodidata, que na época em que atuava foi severamente criticado por ignorar princípios básicos de geometria e perspectiva, mas teve o talento posteriormente reconhecido por figuras como Pablo Picasso e Kandinsky.
Com seus traços livres, em Naif, Tonho da Bahia teve sua obra “A Lida Feirense”, submetida à Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação em Socorro 2017, através de um edital público, analisada por um grupo de especialistas como Antônio do Nascimento, Augusto Luitgards, Jacques Ardies e Oscar D’Ambrosio. Tal obra fará parte da exposição que terá inicio no dia 29 de setembro e ficará em cartaz até 04 de novembro de 2017, nas dependências do Museu Municipal de Socorro no estado de São Paulo.
Desde já agradecemos aos administradores deste estabelecimento, pelo incentivo e apoio ao nosso artista. Para tanto, seu Antônio ainda precisa de ajuda para custear gastos com o deslocamento, (aéreo e rodoviário), juntamente com seu acompanhante, assim contamos com a colaboração de todos aqueles que acreditam que a arte não tem fronteiras, nem idade, nem padrão.
Para ajudá-lo, as doações podem ser realizadas através de depósito bancário em nome do artista, Antônio S. Pereira, no banco Santander na conta corrente de número: 01090256-0, agência: 3682, e/ou diretamente doada ao mesmo, através do Livro de Ouro, que circula no Cuca pelas mãos talentosas de “Seu Antônio”.









Nenhum comentário:

Postar um comentário